SISTEMA RENACH


     SISTEMA RENACH


RENACHRegistro Nacional de Carteira de Habilitação. (é a interligação de todos os DETRANs numa só rede de controle de informações de condutores).

BINCO – Base Índice de Condutores.

Conceito
              O Registro Nacional de Carteira de Habilitação, instituído pelo Decreto n.º 237/67 e disciplinado pela Resolução n.º 765/93-do CONTRAN, onde criou o novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação tendo como fator preponderante a segurança, o combate aos documentos com vícios de origem e a facilitar a identificação de documentos falsos, falsificados ou adulterados, criando condições fundamentais e credibilidade como organizador do cadastro nacional de condutores, disponibilizando informações instantaneamente e agilizando a transferência de registro de condutores e candidatos via sistema, extinguindo a certidão de prontuário, ou seja, a exigência de papel nas transferências e acima de tudo coibindo definitivamente que um candidato tenha mais de um cadastro ou que um condutor se habilite mais de uma vez em qualquer unidade da federação.

Como funciona

             O candidato à permissão é cadastrado junto ao DETRAN, que por sua vez faz a inclusão junto a BINCO “on line”, quando da solicitação do serviço, onde é gerado o número do processo e o número do formulário RENACH, que o acompanhará no processo e posteriormente é impresso na CNH, sendo este alterado no ato da solicitação de qualquer serviço que venha ser emitida uma nova CNH. O número do registro da CNH só acontecerá quando da emissão da mesma, sendo o número impresso com 09(nove) dígitos mais 02(dois) dígitos verificador. No caso de CNH da sistemática antiga, faz-se o mesmo procedimento para inclusão na BINCO, apenas o número de registro PGU de 09(nove) dígitos e 01(um) dígito verificador, é transformado num novo registro com 09(nove) dígitos e 02(dois) dígitos verificador. 
   A BINCO é a responsável pelo controle e distribuição de registro de CNH, onde verifica, através de mecanismos de segurança próprios, a liberação de registro, sempre checando a consistência dos dados dos condutores e o confronto de dados com outras bases, sendo que todas as transações de solicitação, transferência, impedimento, autorização de emissão  e confirmação de emissão de CNH se faz via BINCO, mantendo ainda o banco de imagem de todos os condutores nela cadastrados. É um sistema que trafega através de transações junto a BINCO por meios magnéticos, codificadas e monitorado pelo DENATRAN.

Dos números vinculados ao candidato/condutor

             Na formação de um processo e emissão de CNH são atribuído ao candidato ou condutor, alguns números:
             N.º de matricula: cada candidato ou condutor é cadastrado na base local através de um número de matricula, que também é um identificador local de condutor ou pessoa;
N.º de processo: este é o número de controle interno que identifica o serviço solicitado, emissão de CNH e expedição de processo no arquivo;
             N.º de formulário RENACH: este número  é de controle local devido ser precedido da sigla do estado que o gerou, sendo também, um número de consulta nacional  que serve para efetivar a solicitação de transferências entre UFs.
             N.º de registro de CNH: este número é atribuído ao condutor quando da solicitação pela UF de emissão de CNH, é o número nacional que acompanhará o condutor por toda a vida e é impresso em destaque, como a categoria e validade da CNH.
             Nº de espelho de CNH: este número já vem pré-impresso no espelho da CNH, também é um número de consulta local e nacional, que muda com a emissão de nova CNH.

Do novo modelo de CNH

             A nova CNH apresenta algumas importantes inovações, principalmente ao transformar a atual CNH em um documento-cidadão, dando-lhes condições de um documento de identificação, constando: fotografia, filiação e assinatura do condutor.

Impressão e características

             Utilização de papel-moeda, impressão e tarjas em talho-doce, fundos anticopiativos e sensíveis a adulterações, emprego de micro textos e caracteres  de imagem fantasmas, além da fotografia ser produzida na CNH em cores num sistema de captura e digitalização.

Da disponibilidade e funcionamento

a)      verificar se um candidato à habilitação não possui impedimentos legais ou se o mesmo já não é candidato ou condutor em outra UF;
b)      registrar os resultados dos exames e a identificar os examinadores;
c)      controlar a emissão da CNH, atribuindo o número de registro ou confirmando no caso de condutor já habilitado;
d)      manter a fidedignidade das informações nas bases estaduais, na base índice e no banco de imagens;
e)      armazenar todas as penalidades aplicadas, pontuação, suspensão ou cassação do direito de dirigir; e
f)       possibilitar a transferência de registro de condutores de uma unidade da federação para outra, via sistema, de maneira rápida, sem papéis e sem intermediários.

Da emissão da CNH

             A Resolução n.º 765/93-do CONTRAN, disciplinou também a emissão da CNH, definindo que seja feita através de empresa credenciada ao DENATRAN, e contratada pelo DETRAN para confecção, guarda e emissão. Atualmente no DETRAN/GO, a emissão é feita pela ABNC – American Bank Note Company, que está interligada com o DETRAN, onde recebe todo o arquivo necessário do candidato ou condutor para a emissão da CNH.

Da segurança documental

Nenhum estado da União, detém a guarda do espelho de CNH, sendo esta atribuição da empresa contratada por cada DETRAN, que é a responsável pela confecção e emissão desse documento.

Da empresa responsável pela emissão de CNH

             A empresa tem um controle segurança interno próprio, sendo o site instalado  nas dependências do DETRAN de Goiás e em alguns estados estão instalados fora do DETRAN.
Os acessos à empresa se limitam aos próprios  funcionários.

Do processo de habilitação e emissão de CNH

             O processo de habilitação e emissão de CNH, após ser enviado para ABNC através de lote e devidamente autorizada a emissão pelo DETRAN, esta por sua vez, processa os dados recebidos, fazendo a captura através do código de barras como também a captura da fotografia, emitindo assim a CNH. Em seguida o  processo de habilitação é enviado ao setor de digitalização que faz o escaneamento das peças do processo, sendo gravados em CD e enviados de volta para o DETRAN.
      
Da renovação de CNH-antiga

             A Renovação da CNH parte do seguinte ponto:
                       . Cadastramento do candidato/condutor à BINCO junto ao DETRAN, que por sua vez faz a transferência dentro da base local do cadastro antigo para o cadastro atual e ao solicitar o serviço faz a transação 151 com a BINCO, ou seja, inclui o mesmo na base nacional, gerando o formulário RENACH atribuindo ao condutor local  o n.º do processo e o número RENACH, esse condutor só fará parte do RENACH, quando da emissão da CNH.

Renovação da CNH- RENACH

             Neste caso, faz-se a checagem do cadastro na base local e na base nacional, observando se não há solicitação de alteração de dados do condutor e solicita o serviço de renovação normalmente, sabendo-se que o próprio sistema faz a consistência de dados.

Outros serviços – solicitação local

             Os serviços de 2ª via de CNH, remissão de CNH e CNH definitiva,   segue os mesmos critérios de cadastramento, observando os pré-requisitos pertinentes à natureza do serviço.

Transferência de CNH-antiga de outra UF

             O sistema também contempla essas transferência, ou seja, transferindo os dados do condutor antigo, fora da base nacional e oriundo das bases locais dos estados, via sistema, sem a necessidade de papeis, como as já extintas cópia de prontuário, onde virá através de transações entre o DETRAN solicitante e o DETRAN de domínio daquele registro – PGU.

Transferências de CNH-RENACH de outra UF

             As transferências de CNH do sistema nacional também são realizadas via sistema, onde o DETRAN solicitante faz algumas transações com o DETRAN de domínio daquele condutor e a BINCO, sendo feita a  efetivação da transferência pela base solicitante, sem nenhum tipo de papel, onde o sistema verifica o histórico do condutor, quanto à suspensão, cassação ou qualquer outro impedimento.

Transferência de PERMISSÃO PARA DIRIGIR de outra UF-antiga

             Procede-se do mesmo modo de outras transferências de condutores, apenas o estado detentor do histórico, verifica antes da liberação de transferência, quanto as possíveis infrações que um determinado permissionário possa ter. Caso haja qualquer infração a transferência não se conclui sendo informado ao DETRAN solicitante que foi negada a transferência.

Transferência de PERMISSÃO PARA DIRIGIR de outra UF-RENACH

             Neste caso, muda-se apenas o código da transferência, visto que a Permissão já está na BINCO, sendo processada a transferência da mesma forma que o permissionário da sistemática antiga.







Da averbação de PERMISSÃO PARA DIRIGIR-RENACH ou antiga

             Após a transferência concretizada é solicitado o serviço de averbação, seguindo as exigências de acordo com a natureza do serviço.

Do serviço de averbação de CNH - RENACH

             A averbação da CNH se dará após  a efetivação da transferência do condutor, portanto, após a conclusão do processo, solicita-se o serviço de averbação, ou seja, aquela CNH que ora pertencia a outra UF, passa a pertencer a UF que transferiu o seu registro, onde passa a assumir o domínio sobre aquele condutor.

Observações:
                    
             Todos os estado estão interligados ao sistema RENACH, e em cada estado tem um coordenador responsável.
             O sistema é controlado atualmente pela Montreal Informática, empresa contratada pelo DENATRAN, sediada no Rio de Janeiro.
             Podemos concluir que o sistema RENACH é um cadastro que contempla todas as informações de condutores cadastrado nessa sistemática, e que visa depurar e organizar e facilitar as acessos por todos os DETRANs, sempre com segurança e consistência de dados.

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Renovei minha CNH que era antiga e até hj não recebi a mesma, já fui cadastrado na binco, dia 20/08/15 e após esse cadastramento quanto tempo para emissão da mesma.

    ResponderExcluir
  4. onde eu acho o numero de formulário na minha cnh

    ResponderExcluir
  5. Minha cnh também está aí na binco faz 30 dias e não foi emitida ainda preciso pra trabalhar

    ResponderExcluir
  6. Precisamos de uma solução ou resolve duma ou vamos ter que procurar nosso direito parado assim é que não da

    ResponderExcluir
  7. Precisamos de uma solução ou resolve duma ou vamos ter que procurar nosso direito parado assim é que não da

    ResponderExcluir
  8. Minha cnh também está aí na binco faz 30 dias e não foi emitida ainda preciso pra trabalhar

    ResponderExcluir
  9. Passei na prova dia 26 de outubro, preenchi o renach por 2 vezes. Ninguém no Detran sabe me dar informação alguma. Minha permissão para dirigir não chegou até hoje e já são exatamente 2 meses hoje. Um absurdo. E no mais depende dessa permissão para dar entreda a inclusão da categoria A, quem não me b indenizar por esses meses perdidos visto que minha pauta vence em maio. Isso parece ser uma brincadeira viu.

    ResponderExcluir
  10. Passei na prova dia 26 de outubro, preenchi o renach por 2 vezes. Ninguém no Detran sabe me dar informação alguma. Minha permissão para dirigir não chegou até hoje e já são exatamente 2 meses hoje. Um absurdo. E no mais depende dessa permissão para dar entreda a inclusão da categoria A, quem não me b indenizar por esses meses perdidos visto que minha pauta vence em maio. Isso parece ser uma brincadeira viu.

    ResponderExcluir
  11. Pode parecer óbvio, mas é incerto usar essas sequências, pois sem saber a posição de cada uma no documento, e formulários que as recebem sem validação no órgão, ilude o usuário estar preenchendo corretamente tais formulários, como o de atualizar o endereço de proprietário de veículo, que pede o número de espelho da cnh.

    Comento isso porque o formulário do banco do Brasil me iludiu estar debitando automaticamente o fornecimento de energia por 8 meses até descobrir por meio da suspensão do serviço pelo edp bandeirantes.

    ResponderExcluir
  12. Edson Rito de CASSIO FUI CADASTRAR PARA TIRAR MINHA HABILITAÇÃO E NÃO FOI POSSIVEL PORQUE MEU NOME ESTAVA CADASTRADO NA bINCOS.Jamais fiz meu cadastro essa foi a primeira vez.Portanto gostaria que desse baixa para que eu possa cadastrar e tirar minha CNH.

    ResponderExcluir
  13. Minha CNH é de Guarujá-SP e foi estraviada. Atualmente moro em Mato Grosso e preciso adquirir uma 2ª via da CNH. Fiz contato com o DETRAN de Guarujá que ficou de inserir minha habilitação na BINCO (uma vez que trata-se de CNH antiga) e até agora não o fez, apesar de vários contatos. O que devo fazer para resolver o problema?

    ResponderExcluir
  14. Estou tirando CNH em uma auto escola ja fiz o CFC mais na hora de marca a prova não está dando para marca pq na hora q pucha esta costando meu nome no renach ja fiz de tudo para resolve até o Detran q marca a prova falou q não pode faze mais nada e a auto escola esta querendo devolvê a metade do dinheiro q paguei tenho 29 anos agora q estou conseguindo busca meus objetivo de trabalha q tira minha carta CNH de esse pobrema oq tenho q faze preciso de ajuda .... sim pude ajuda te agradeço muito ..

    ResponderExcluir
  15. Sou italiano,fiz todo o processo para ter a cnh aqui no brasil,a documentaçao esta toda ok ,e ja estou esperando desde 02 de fevereiro 2019.alguem sabe me dizer quanto ainda tenho que esperar?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Como transfiro pauta de habilitação de.um estado para outro???
    Preciso eu mesma excluir-me da.Binco,ou isso é tarefa.do Detran da.cidade onde moro agora,PRAIA Grande,Sp

    ResponderExcluir
  17. Fiz minhas aulas teóricas todas , fui aprovado num exame prático, fiz minhas aula de moto e de carro mas agora tenho volta pra minha cidade tem como transferir pra fazer só baliza lá?

    ResponderExcluir
  18. Fiz a atualização dos cursos de transporte de passageiros e do Mopp paguei a taxa e solicitei a alteração de dados e até agora a minha CNH só se encontra em processo de autorização ,o Detran mg naosabe me informar e já liguei no renach em BH também ninguém resolve e preciso da cnh com os cursos averbados para trabalhar ,gostaria que alguma resposta fosse me passada.

    ResponderExcluir
  19. (920) INDICIOS DE DUPLO CADASTRAM.-NOME/DT.NASCIM. = NA BINCO. CONFIRME não estou conseguindo agendar a prova teórica por conta disso o que devo fazer nessa situação me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  20. Estou fazendo reabilitação só falta o prático e meu nome continua com impedimento da binco pq fui no Detran mg e eles não sabem como resolver.o que fazer?

    ResponderExcluir
  21. Mais que burocracia, estou tendo dificuldades de agenda meu exame teórico por causa dessas condições adversas.

    ResponderExcluir
  22. Muita burocracia estou dando entrada na minha 1 habilitação e não consigo marcar meu exame, pois diz que tem duplo cadastramento, gostaria de saber como faço para estar resolvendo,fui até o Poupatempo da minha cidade e eles não sabem de nada,a autoescola me manda pra lá,e eles me mandam pra autoescola,um sistema falho assim, desse jeito fica difícil!

    ResponderExcluir